top of page

Título da página

Avaliação de Maquinas e equipamentos 

Os principais aspetos a considerar na contabilização de AFT´s pela NCRF são o seu reconhecimento e mensuração. A avaliação destes bens pressupõe uma visão tecnicamente abrangente onde se salientam os aspetos importantes como a normalização associada, a segurança de operação, a manutenção a que foram submetidos os equipamentos, a sua eficiência energética, a questão da certificação ambiental, conceito de vida útil e a obsolescência.
Finalidades
  • Avaliação de máquinas e equipamentos para efeitos contabilísticos e determinação do Justo Valor de Ativos Fixos Tangíveis
  • Avaliação de máquinas e equipamentos para efeitos de compra ou venda
  • Avaliação de máquinas e equipamentos para análise de investimentos
Motivos para realizar uma avaliação de máquinas e equipamentos da sua empresa.
A avaliação de bens móveis inclui a avaliação de equipamentos e de máquinas, veículos, embarcações e aeronaves, móveis e utensílios, equipamentos de informática, moldes e matrizes. Portanto se o seu objetivo é fornecer o valor de mercado, ou o valor justo, ou ainda o valor líquido de venda, conforme a finalidade que origina a avaliação então deve promover uma avaliação aos seu equipamentos e maquinas.
Este tipo de avaliação poderá ter vários propósitos sendo os mais comuns a contabilidade, inventários,  avaliação ou reavaliação do ativo, seguros, garantias e de operações comerciais compra e venda.
Especificadamente, em relação à máquinas e equipamentos, são diversas as razões que levam uma empresa a avaliá-los. Sendo as principais:
Atender às exigências legais (fisco)
A decreto lei de 25-2009  ministério da finanças e da administração publica CPC e da ABNT – NBR 14.653-5:2006, Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais.
Garantir uma gestão patrimonial eficiente
Com a avaliação final disponível, a empresa terá informação util que irá facilitar o control das suas máquinas e equipamentos, por meio da criação de normas de utilização e conscientização dos trabalhadores, por exemplo. Assim, através do enquadramento eficiente dos equipamentos/maquinas , é possível aumentar o retorno sobre eles e maximizar seu tempo útil.
Evitar furtos
Em casos de ineficiência no controle, é muito comum existir desvio de recursos e furtos eventuais. Em contrapartida, nas empresas que têm um controle rígido, essas situações são menos comuns.
Evitar desperdício
Toda empresa procura reduzir custos e minimizar desperdícios sendo esta uma pratica  um importante passo para atingir esse objetivo. Conhecer e gerir seu patrimônio evita gastos desnecessários, além de otimizar os processos de compra e venda de bens por parte da empresa, com base no valor de mercado real.
Viabilizar a captação de recursos e renegociação de dívidas
Realizando a gestão patrimonial, a empresa transmite ao mercado mais organização e profissionalismo, o que pode gerar bons investimentos, fortalecer a sua imagem perante às instituições financeiras e, consequentemente, melhorar suas potenciais garantias.
Se avaliado de forma adequada, o patrimônio da empresa pode ser usado como garantia na tomada de recursos, como empréstimos e financiamentos.
Dar suporte à Fusões, Cisões, Aquisições e Transações Comerciais
Pode ser muito útil e relevante, em uma eventual negociação, possuir correta avaliação dos bens da empresa. Muitas delas exigem a determinação do valor de mercado de máquinas e equipamentos para que possam ser concluídas.A avaliação também é importante para compor o Valuation da empresa – pré-requisito para operações citadas anteriormente.
Sustentar a tomada de decisões
A gestão patrimonial é uma fonte valiosa de informações sobre a realidade do património da empresa.
Com o conhecimento e a avaliação de seus bens, torna-se mais fácil para a empresa tomar decisões estratégicas e de gestão, como por exemplo : “Será preciso comprar mais uma máquina? “; “Em quanto tempo? “; “Os equipamentos que tenho na empresa estão abaixo ou acima do necessário para maximizar a minha rentabilidade? ”, será nas respostas as estas questões que uma avaliação atempada irá ser uma mais valia indescotivel. 
Para fins de seguro
Empresas que não têm o controle sobre suas máquinas e equipamentos podem estar a perder muito dinheiro. Com uma correta valorização do património ( maquinas e equipamentos entre outros) as empresas evitam pagar prémios de seguro desajustados a realidade.
Assim, a avaliação de máquinas e equipamentos garante segurança na contratação de seguros, que serão calculados com base em valores reais e confiáveis.
Para conseguir certificados de qualidade e atendimento às fiscalizações e auditorias
A maioria dos certificados de qualidade exigem uma boa e organizada gestão patrimonial sobre seus bens. A ISO-9000, por exemplo, exige um controle atualizado e correto. Além disso, a empresa deve estar sempre preparada para eventuais fiscalizações e auditorias. Por isso, precisa que a avaliação de suas máquinas e equipamentos esteja em dia.
Melhorar o planeamento tributário
Uma boa gestão e avaliação patrimonial irá permitir um melhor planeamento tributário, evitando que a empresa pague para além do necessário e do justo valor, evitando assim problemas fiscais futuros, como por exemplo casos de omissão de valor corretos de valorização de rendas.

Copyright © 2021 por Ricardo Lourenço - Agente de Seguros Ramo Vida e Não Vida ASF- 319556385/3 - Perito Avaliador Imoveis PAI - 2020/0009

bottom of page